Trancamento de Curso


Resolução nº 17/CUn/97, de 30 de setembro de 1997 – Dispões sobre o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFSC.

Art. 58 – O aluno poderá interromper seus estudos, através de solicitação de trancamento de matrícula, junto à secretaria do Colegiado do Curso, desde que solicitado até 45 (quarenta e cinco) dias corridos do início do período letivo, mediante apresentação de quitação de débitos com a Biblioteca e o Restaurante Universitário.

§ 1º – O período máximo de trancamento de matrícula no curso é de 4 (quatro) semestres.

§ 2º – É vedado o trancamento de matrícula no semestre de ingresso ou reingresso nos Cursos de Graduação.

§ 3º – Os períodos de trancamento de matrícula não serão computados para efeito de contagem do tempo de integralização curricular.

Obs.: A Resolução Normativa nº 114/2022/CGRAD, de 31 de agosto de 2022, autorizou para o semestre 2022.2 o trancamento excepcional em qualquer tempo ao longo do semestre letivo e excedente aos quatro semestres letivos, inclusive para ingresso e reingresso e excedente aos quatro semestres letivos, desde que apresentada justificativa.

Para trancar sua matrícula no curso o(a) discente deve:

  1. Enviar e-mail para economia@contato.ufsc.br solicitando o trancamento;
  2. Anexar a certidão negativa da BU – atesta que não existem livros emprestados ou multas relacionadas (este documento pode ser conseguido online, direto no site da BU – LINK para acesso).
  3. Caso precise, siga o tutorial disponibilizado pela BU com orientações sobre a emissão da certidão: https://bu.ufsc.br/design/CNDcomvideo.pdf.

ATENÇÃO: Confirme se seu atestado de matrícula apresenta a situação “TRANCADO” em até  5 (cinco) dias úteis após o início do semestre letivo. Caso isso não ocorra, entre em contato com a Coordenação.

Para Renovar o Trancamento de Matrícula no Curso:

Considerando que o semestre passado foi seu último semestre trancado, proceda da seguinte forma:

  1. Enviar e-mail para economia@contato.ufsc.br solicitando a renovação do trancamento da matrícula.

ATENÇÃO: Confirme se seu atestado de matrícula apresenta a situação “TRANCADO” em até  5 (cinco) dias úteis após o início do semestre letivo. Caso isso não ocorra, entre em contato com a Coordenação.

OBSERVAÇÕES

– O destrancamento da matrícula é feito automaticamente após o fim do prazo estipulado pelo requerente, no início do semestre;

– Caso o(a) requerente que trancou mais de um semestre deseje retornar antes do fim do prazo, deve informar a coordenadoria no início do semestre em questão, a fim de realizar a matrícula nas disciplinas;

– Para renovar o trancamento basta enviar um e-mail para a coordenação fazendo a solicitação (desde que não exceda o limite de 4 semestres no total);

 Estudantes que não realizarem a matrícula após o fim do prazo estipulado de trancamento entrarão em situação de abandono;

– A situação do trancamento pode ser consultada no atestado de matrícula, pelo CAGR.