Economia UFSC – 80 anos


No dia 10 de outubro de 2023, no Centro de Eventos da UFSC, os professores, técnicos e alunos do Curso de Ciências Econômicas da UFSC comemoraram os 80 anos de sua história. Reunidos naquele final de tarde, naquele local, estavam professores antigos e atuais, técnicos que marcaram sua história no departamento, e estudantes recém-chegados ao curso de economia.

Foi, assim, um encontro de gerações, visando rever, relembrar e agradecer por todos os esforços que foram realizados até hoje, nos 80 anos de história desse curso. Da origem modesta em 1943, o curso evoluiu através dos tempos, para que hoje possamos oferecer uma formação em economia de qualidade na UFSC, com aproximadamente 800 estudantes de graduação, e uma pós- graduação também consolidada, com mestrado e doutorado.

São muitas históricas pra contar, e no dia 10 fomos agraciados com algumas delas. A memória é uma realidade de todos nós, inclusive das instituições. Sem ela, e sem um elo de memórias e histórias, sem continuidade entre passado e presente, fica mais difícil agir em conjunto em direção ao futuro. Sem ela a vida se resseca, nossa identidade se perde, e ficamos como “zumbis” à deriva neste turbilhão de informações cada vez mais desenfreado. Não cabe desperdiçá-la. Importa dela tirar lições para novos tempos, atuais e futuros.

Em março de 1943, abrigada na Academia de Comércio, surgiu a Faculdade de Ciências Econômicas de Santa Catarina com seu Curso Superior de Administração e Finanças, iniciando a formação em Economia em nosso estado. Essa escola pioneira, uma das mais antigas do país, será uma das fundadoras da UFSC em 1960. Da antiga Faculdade de Ciências Econômicas também nascerão os cursos de Ciências da Administração e Ciências Contábeis. Ela perdurará até 1969, quando a reforma universitária a transformará no atual Centro Socioeconômico. E assim, nas décadas seguintes, a história foi sendo vivida, construída, compartilhada, por todos e todas que passaram pelo curso de Economia da UFSC.

Por tudo isso é que é tão importante relembrar.
Relembrar que já houve tempos em que economia se parecia mais com direito;
Já houve tempos em que “a luz era fraca e cada um trazia sua velinha”;
Já houve tempos em que alguns eram presos por divulgarem suas ideias;
Já houve tempos em que o doutorado era uma necessidade acadêmica para o corpo docente;
Já houve tempos em a saída de campo para visitar empresas no interior do estado era literalmente uma aventura;
Já houve tempos em que professores desejavam desenvolver pesquisas econômicas que contribuíssem com o desenvolvimento da economia e sociedade catarinense;
E esses tempos fizeram a história de nosso curso.

A celebração dos 80 anos foi de encontros e reencontros que alimentaram o ânimo vital de memória e de renovação entre todos, gerando uma contaminação do bem, como descrita por Graciliano Ramos: “É junto dos ‘bão’ que a gente fica ‘mió’”. Ficamos todos “mió” nesta confraternização.

Parabéns, curso de Ciências Econômicas da UFSC, pelo seu passado, pelo seu presente, e pelo seu futuro! Parabéns para todas e todos nós!