Perguntas Frequentes


Aproveitamento Extraordinário de Estudos

O(A) discente regularmente matriculado(a) em curso de graduação e que apresentar domínio do conteúdo programático de determinada disciplina em nível igual ou superior ao exigido na mesma e que for aprovado no Exame de Avaliação, poderá solicitar a validação integral dessa mesma disciplina.

Veja as regras aqui: Resolução Nº 005/CUn/2001 – Dispõe sobre o Exame de Avaliação de Aproveitamento Extraordinário de Estudos.


Assistência Estudantil

Detalhamos todos os tipos de apoio que um estudante poderá usar ao longo de sua experiência UFSC. Clique aqui e explore.


Atividades Complementares

A Validação de Atividades Complementares deve ser solicitada a partir da 6ª fase do curso por meio eletrônico na Etapa I de matrícula (online), matriculando-se na disciplina de Atividades Complementares.

Saiba mais em: https://economia.ufsc.br/validacao-de-atividades-complementares 


Colegiado do Curso e Núcleo Docente Estruturante

Núcleo Docente Estruturante e o Colegiado do Curso de Economia são responsáveis pelas decisões que estão sendo tomadas em relação ao curso, como alterações curriculares, análises de processos, entre outros assuntos.

Acompanhe as Atas das reuniões pelo nosso site.


Contatos da Coordenação

Coordenador:

Prof. Dr. Helberte João França Almeida

+55 (48) 3721-9789

helberte.almeida@ufsc.br

Secretaria do Curso:

Denize Martins Silva
+55 (48) 3721-9384
economia@contato.ufsc.br

Coordenador de Estágios:

Prof. Dr. Luiz Carlos de Carvalho Júnior

economia.estagios@contato.ufsc.br

Coordenador de Monografias:

Prof. Dr. Pedro Luiz Paolino Chaim

monografia.economia@contato.ufsc.br


Currículo do Curso

Tenha acesso ao currículo atual (versão 2019.1) do Curso de Graduação em Ciências Econômicas clicando aqui.

Caso se interesse pelas versões antigas do currículo, ou até mesmo pelos currículos de outros cursos UFSC, acesse ‘Currículos dos Cursos‘ do site do CAGR.


Disciplinas Optativas

Para fins de integralização curricular são exigidas oito disciplinas optativas de 4 créditos (72h/a cada).

Para o currículo 2019:
Três optativas de código CNM (disciplinas ofertadas pelo Departamento de Economia e Relações Internacionais);
Três optativas restritas (saiba mais sobre as optativas restritas clicando aqui);
Duas optativas livres (disciplinas ofertadas por qualquer Departamento de Ensino da UFSC).

Para o currículo 2009:
Cinco optativas de código CNM (disciplinas ofertadas pelo Departamento de Economia e Relações Internacionais);
Três optativas livres (disciplinas ofertadas por qualquer Departamento de Ensino da UFSC).

Como funciona a validação de disciplinas optativas?

R: Antes de tudo, saiba que seu leque de escolha sobre as disciplinas optativas é vasto. Isso quer dizer que você não precisa se restringir às matérias do curso, podendo estudar em outros cursos da UFSC e, até mesmo, validar disciplinas feitas em outras instituições, desde que esta última tenha compatibilidade de horas/aula e ementa com alguma disciplina UFSC.

Para validar disciplinas optativas de outra instituição, verifique se a UFSC oferece uma matéria semelhante com a cursada no Cadastro de Turmas no site do CAGR. Havendo disciplina semelhante, envie e-mail à coordenação do curso (economia@contato.ufsc.br) com os seguintes documentos:

Para validar disciplinas UFSC como optativas envie apenas o histórico UFSC ao e-mail da coordenação (economia@contato.ufsc.br) e preencha o formulário de validação de disciplina.

Quanto tempo demora o processo de validação de disciplina?

R: As solicitações de validação são encaminhadas ao(à) coordenador(a) do curso assim que recebidas pela coordenadoria e podem levar de 2 a 4 semanas para serem avaliadas.


Estágio

O coordenador de estágios do curso de Ciências Econômicas é o Prof. Luiz Carlos de Carvalho Júnior, sendo o responsável por todos os assuntos referentes aos estágios.

Em caso de dúvidas gerais, envie e-mail para economia.estagios@contato.ufsc.br ou ligue no telefone da coordenadoria de estágios, (48) 3721-9380.

Como solicitar/cadastrar meu estágio?

R: Estágio realizado na UFSC ou em outras Concedentes localizadas no Brasil:

  • Solicitar Novo Registro de estágio no site do SIARE.
  • Entrar em contato com o coordenador de estágio do curso para apreciação de seu pedido de estágio.
  • Recolher assinaturas faltantes do Termo de Compromisso de Estágio e enviar o documento preenchido para a Coordenação de Estágio do curso no e-mail: economia.estagios@contato.ufsc.br

Onde posso ver as vagas oferecidas no meu curso?

  • Estágios UFSC;
  • Siare, na sessão “Vagas de Estágio”;
  • Fórum da graduação ou e-mail;
  • Instagram da coordenação (@economia_ufsc).

Mais informações: Manual estágios 


Estrutura

Qual é a diferença entre Coordenação de curso, Departamento e Direção de Centro?

Coordenação de Curso:

A Coordenação de Curso é responsável pela maioria das questões de interesse dos discentes. A Coordenação elabora, analisa e avalia o curso nas seguintes esferas: currículo, plano de ensino das disciplinas, regimento interno, turno de funcionamento do curso, fixação de normas quanto à matrícula, deliberação de pedidos de prorrogação de prazo de conclusão de curso, emissão de processos de revalidação de diplomas, processamento do ajuste excepcional de matrículas, quebras de pré-requisito, entre outras atribuições.

Legislação: Art. 11 da Resolução 17/CUn/1997 .

Departamento de Ensino:

O Departamento é responsável principalmente pelo contato com o corpo docente, orientando e fiscalizando as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes e alocando o(a)s professore(a)s disponíveis entre as disciplinas oferecidas pelo Departamento. Também é responsável pelos processos seletivos de monitoria, matrículas de disciplinas isoladas, solicitações de segunda avaliação e solicitações de revisão de avaliação.

Legislação: Art. 28 do Regimento Geral da UFSC.

Direção de Centro:

Administrativamente, a Coordenação de Curso está hierarquicamente subordinado ao Centro Socioeconômico – CSE. A Direção cuida de processos administrativos, do espaço físico – fazendo a manutenção predial do CSE – atuando na gestão patrimonial e responsável pelo núcleo de informática (NICSE).


Ingresso no Curso

Quantas vagas são oferecidas por semestre?

A UFSC oferece 90 vagas por semestre para ingresso na primeira fase do curso (45 vagas por turno).

Quais são os meios de entrada na universidade?

Saiba mais clicando aqui.


Intercâmbio

Todas as dúvidas relacionadas a Intercâmbios devem ser sanadas por meio da Secretaria de Relações Internacionais – SINTER.

“A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) é o órgão responsável pela inserção da UFSC no cenário internacional e pelo fortalecimento da cooperação e interação com instituições de ensino superior no Exterior, através da coordenação das atividades de cooperação internacional e interinstitucional e do incentivo aos professores, pesquisadores e alunos através do intercâmbio com universidades conveniadas.”


Legislação

Neste link você encontrará informações e documento importantes: https://economia.ufsc.br/legislacao 


Matrícula

Acompanhe as datas de matrículas, ajustes e trancamentos no Calendário Acadêmico da UFSC.

Sou calouro, preciso fazer minha matrícula?

R: Os calouros estão matriculados automaticamente em todas as matérias da primeira fase do curso, portanto, dispensa solicitação de matérias.

O que acontece se eu perder a primeira chamada de matrícula?

R: Se perdeu a primeira chamada para matrícula não se desespere, se matricule na segunda etapa de matrícula conforme consta no calendário acadêmico.


Migração de Currículo 2009-2019

O(A)s discentes vinculado(a)s ao currículo 2009.2 podem solicitar migração para o currículo 2019.1, enviando e-mail para a coordenação de curso.

Pontos importantes que o(a) aluno(a) deverá estar ciente ao solicitar a migração:

  • Será obrigatório o cumprimento da carga horária do novo currículo, no que se refere a disciplinas obrigatórias, optativas, atividades complementares, etc.
  • O(A)s aluno(a)s que cursarem com aprovação as disciplinas CNM7149 – Macroeconomia I e CNM7150 – Macroeconomia II, serão dispensados do cumprimento da disciplina CNM6000 – Introdução à Macroeconomia, mas deverão compensá-la cursando uma disciplina optativa extra de 72h, podendo esta disciplina ser livre.
  • O(A)s aluno(a)s que cursarem com aprovação as disciplinas CNM7160 – Microeconomia I e CNM7161 – Microeconomia II, serão dispensados do cumprimento da disciplina CNM6003 – Introdução à Microeconomia, mas deverão compensá-la cursando uma disciplina optativa extra de 72h, podendo esta disciplina ser livre.

Mobilidade Acadêmica

programa andifes de mobilidade acadêmica alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de universidades federais, que tenham concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Saiba mais emhttps://www.andifes.org.br/?page_id=16 


Monitoria

O que é monitoria?

R: Segundo o Art. 2°, “Monitoria é a ação pedagógica e didática atribuída ao estudante de Graduação, supervisionada por professor responsável por disciplina de qualquer natureza constante do currículo vigente, que requer planejamento, desenvolvimento e avaliação de modo a atingir, simultaneamente, a formação profissional do próprio discente que se habilita ao papel de monitor e dos demais estudantes legalmente matriculados tanto na disciplina à qual se vincula o monitor, quanto nas disciplinas com ementas semelhantes, respeitado o grau de conhecimento e de experiência deste”.

Qual o valor da Bolsa?

R: A bolsa de monitoria tem o valor de R$ 364,00 e o vale transporte de R$ 90,00, porém, durante este período emergencial este valor não está sendo pago.

Como funciona o processo seletivo?

R: O(a) aluno (a) deve preencher os pré-requisitos contidos na Res. Norm. n. 53/CUn/2015 , dentre eles:

  • Estar matriculado regularmente em curso de graduação da UFSC;
  • Índice de Aproveitamento Acumulado (IAA) igual ou superior a seis;
  • Ter cursado e obtido aprovação na disciplina objeto de monitoria (ou equivalente) com nota mínima 7,0 (sete);
  • Nenhuma reprovação por FI (frequência insuficiente) nos dois semestres cursados imediatamente anteriores à solicitação ou no semestre anterior, para alunos de segundo semestre;
  • Ter obtido, do professor supervisor, avaliação satisfatória (nota igual ou superior a 7,0) no exercício das atividades de monitoria no decorrer dos dois últimos semestres;
  • Não ter recebido bolsa monitoria por um período igual ou superior a 4 (quatro) semestres;

Existe Monitoria Voluntária?

R: Sim, essa modalidade é caracterizada por ser uma atividade não remunerada. Todavia, há um certificado que pode ser validado como atividade complementares etc.

Clique aqui e saiba mais.


Professores

Nesta sessão você terá acesso aos dados professores e professoras que compõem o Departamento de Economia e Relações Internacionais, como por exemplo: nome, e-mail, telefone e sala. Clique aqui.


Prorrogação de Prazo de Conclusão do Curso

Quais são as regras de Prorrogação de Prazo de Conclusão de Curso?

R: De acordo com o Art. 1° da Resolução n.° 02/2012/SDNM “os pedidos de prorrogação de prazos para a integralização curricular somente serão concedidos pelo período máximo de até 03 semestres do período máximo de permanência do aluno, conforme o disposto no currículo do curso relacionado ao aluno, e ficam assim estabelecidos:

  1. Para alunos com débito em até 4 disciplinas o prazo de 1 semestre;
  2. Para alunos com débito em até 8 disciplinas o prazo de 2 semestres;
  3.  Para alunos com débito na disciplina CNM5420 ou CNM7170 (Monografia) o prazo de 2 semestres;
  4. Para alunos com débito em mais de 8 disciplinas o prazo de 3 semestres;”

Saiba mais em: http://www.coordenacaocnm.ufsc.br/files/2013/01/Resolu%C3%A7%C3%A3o-02.2012.SCNM_.pdf 


Quebra de pré-requisito

A quebra de pré-requisito deverá ser solicitada no período de ajustes de matrículas. Formandos conseguem mais facilmente o pedido, os demais pedidos serão avaliados pelo(a) coordenador(a) de curso.


Regime Domiciliar

Acesse o link para obter mais informações: https://economia.ufsc.br/regime-domiciliar 


Segunda Chamada

Caso perca uma prova, você terá o prazo de 72h(3 dias úteis) após a realização da prova para solicitar um  formulário no Departamento que oferta a disciplina da prova perdida, preencher com os dados solicitados e justificativa da ausência sob análise do Departamento.


Trabalho de Conclusão de Curso

O Coordenador de Monografia é o Prof. Pedro Luiz Paolino Chaim. Contate-o diretamente pelo e-mail: monografia.economia@contato.ufsc.br

Da monografia à defesa:

Caso não esteja apto para a defesa, converse com seu orientador para entregar o Formulário de Menção I. O discente fica ciente de que não irá se matricular novamente em Monografia no semestre seguinte e que, caso não defenda no semestre subsequente à solicitação da Menção I, será reprovado.

Defesa:

  • Envio da monografia para a banca;
  • Organização da defesa de forma remota;
  • Preenchimento da Ata de Defesa

Pós-Defesa:

  • Entrega da Ata de Defesa preenchida para o e-mail da coordenadora de monografia CNM;
  • Submissão da versão final do trabalho;
  • Lançamento das notas

Clique em Passo a Passo para mais informações.

Documentos:

Clique aqui para ver os documentos importantes, os procedimentos gerais para elaboração da Monografia e, as principais normas ABNT.

Quais são as áreas de Orientação da CNM?

R: Tenha acesso às áreas de orientação do curso de acordo com as especializações dos(as) Professores(as) ministrantes clicando aqui.


Trancamento de Matrícula

Para trancar sua matrícula no curso o(a) discente deve:

  1. Enviar e-mail para economia@contato.ufsc.br solicitando o trancamento;
  2. Anexar a certidão negativa da BU – atesta que não existem livros emprestados ou multas relacionadas (este documento pode ser conseguido online, direto no site da BU – LINK para acesso).
  3. Caso precise, siga o tutorial disponibilizado pela BU com orientações sobre a emissão da certidão: https://bu.ufsc.br/design/CNDcomvideo.pdf.

Por quanto tempo posso trancar meu curso?

R:  O(a) discente tem o direito de efetuar o trancamento de até 4 semestres (contínuos ou intercalados), mediante solicitação à Coordenação dentro do prazo de 45 dias após o primeiro dia de aula do semestre letivo.

Saiba mais emhttps://economia.ufsc.br/trancamentos 


Transferências e Retornos

O vestibular de Transferências e Retornos é publicado pelo, conforme o Calendário Acadêmico. O edital para transferências e retornos, informando as vagas disponíveis em cada curso para transferência interna (para alunos de outros cursos da UFSC), transferência externa (para alunos de outras instituições de ensino superior), retorno de graduado (para ex-alunos da UFSC e de outras Instituições de Nível Superior) e retorno de aluno-abandono da UFSC.

Os processos de transferências e retornos do curso de economia é oferecido através Departamento de Administração Escolar (DAE), de acordo com o Calendário Acadêmico. O edital contém as informações das vagas disponíveis de cada curso para transferência interna (para alunos de outros cursos da UFSC- Inciso I), transferência interna (para alunos de outras instituições de ensino superior – Inciso II), retorno de graduado (para ex-alunos da UFSC e de outras Instituições de ensino – Inciso III). As regras estão disponíveis na Resolução n° 17/CUn/97.

Confira os editais aqui.

Como participar?

  • As inscrições deverão ser realizadas através da Coordenação de Curso estando condicionadas à existência de vaga no Curso e Inciso pretendido.
  • As solicitações de inscrição deverão ser realizadas através de correio eletrônico para a Coordenadoria do Curso de Economia.
  • Acesse o Edital de vagas pelo site do DAE, onde também estará o formulário de inscrição em PDF editável, específico para cada Inciso (I, II e III) que deverá ser preenchido e digitalizado.
  • Após o preenchimento deve ser providenciada a documentação necessária de forma digitalizadas e legível.
  • Leve o formulário preenchido, acompanhado da documentação completa (em formato digital), o candidato deverá encaminhar este material para a Coordenadoria de Economia através de correio eletrônico.

Quais são os documentos necessários?

  • Transferência Interna e Retorno de Abandono: Formulário de inscrição preenchido assinado, Histórico escolar da UFSC, Cédula de identidade e CPF.
  • Transferência Externa: Formulário de inscrição preenchido e assinado, Histórico escolar com data atualizada, Atestado de matrícula ou de seu trancamento na Instituição de origem, Comprovante de que o curso é autorizado ou reconhecido (esta informação pode estar contida no Histórico escolar), Programas das disciplinas cursadas que deseja validar, Cédula de identidade e CPF.
  • Retorno de Graduando: Formulário de inscrição preenchido e assinado, Diploma de curso de graduação devidamente registrado ou Certidão de colação de grau, Histórico escolar, Programas das disciplinas cursadas que deseja validade, Cédula de identidade e CPF.

Sobre os documentos:

  • Todos os documentos escolares deverão estar assinados/ visados pela IES de origem.
  • Os Históricos escolares deverão estar atualizados, contendo número de horas/ aula de cada disciplina cursada e as notas ou menções obtidas.
    • O Histórico escolar a que se refere o subitem anterior deverá conter ainda os seguintes dados, sem os quais, dependendo da portaria de critérios do curso, não será possível a participação do candidato no processo seletivo:
      • Comprovante de regularidade acadêmica (matriculado ou trancado) do curso de procedência do candidato para os casos de transferência externa;
      • Total de carga horária EXIGIDA para a integralização do curso na IES de origem;
      • Total da carga horária OBTIDA no curso de procedência.
    • Caso os dados citados nas alíneas i, ii e iii não constem do Histórico escolar, poderão constar de declaração complementar, expedida pela IES de origem, se assim exigir a portaria de critérios do curso.

Pré-requisitos:

Confira a última Portaria do Curso de Economia.

  • Haver cursado com aprovação a disciplina MTM3101 Cálculo I ou equivalente.
  • Haver cursado com aprovação pelo menos 7 disciplinas curriculares do curso de Ciências Econômicas da UFSC, ou equivalentes, dentre as listadas a seguir:

INE5113 – Introdução à Estatística;

CNM6001 – Informática para Economistas;

CNM6000 – Introdução à Macroeconomia;

CNM6003 – Introdução à Microeconomia;

CNM6002 – Introdução ao Pensamento Econômico;

CNM6004 – Contabilidade Social;

CNM6005 – Economia Política I;

CNM6007 – Economia Matemática;

CNM6008 – Macroeconomia I;

CNM6012 – Microeconomia I.

  • Os presentes critérios são eliminatórios.
  • Candidatura que não apresentar o cumprimento estrito do item 1 estará automaticamente não habilitada para concorrer às vagas informadas no Art. 1°, mesmo que observando o item 2.
  • Em caso de empate o número de disciplinas cursadas, como critério classificatório será considerada a média decrescente do conjunto das disciplinas constante do item 2 Art.3

Art. 4° ordem de preferência dos requisitos

  1. Mudança de turno na mesma habilitação do mesmo curso;
  2. Retorno de aluno abandono para o mesmo curso;
  3. Transferência interna para aluno que ingressou na UFSC via vestibular;
  4. Retorno de aluno abandono para outro curso;
  5. Transferência interna para aluno que ingressou na UFSC por transferência externa, por retorno de graduado e para estudante convênio, matriculados em
  6. curso com a mesma duração.

Validação de Disciplinas

Orientações:
1 – Preencher o Formulário de Validação de Disciplinas, salvar em PDF e depois assinar digitalmente no assina.ufsc.br (caso você já tenha uma assinatura digital). Caso ainda não tenha, siga o tutorial para criação da assinatura digital.
2 – Junte o histórico e o programa das disciplinas e envie todos (preferencialmente em um único arquivo) para economia@contato.ufsc.br com o seguinte título: Validação de disciplinas – Nome Completo.