Perguntas Frequentes
Aproveitamento Extraordinário de Estudos
O(A) discente regularmente matriculado(a) em curso de graduação e que apresentar domínio do conteúdo programático de determinada disciplina em nível igual ou superior ao exigido na mesma e que for aprovado no Exame de Avaliação, poderá solicitar a validação integral dessa mesma disciplina.
Veja as regras aqui: Resolução Nº 005/CUn/2001 – Dispõe sobre o Exame de Avaliação de Aproveitamento Extraordinário de Estudos.
Assistência Estudantil
Detalhamos todos os tipos de apoio que um estudante poderá usar ao longo de sua experiência UFSC. Clique aqui e explore.
Atividades Complementares
A Validação de Atividades Complementares deve ser solicitada a partir da 6ª fase do curso por meio eletrônico na Etapa I de matrícula (online), matriculando-se na disciplina de Atividades Complementares.
Saiba mais em: https://economia.ufsc.br/validacao-de-atividades-complementares
Colegiado do Curso e Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante e o Colegiado do Curso de Economia são responsáveis pelas decisões que estão sendo tomadas em relação ao curso, como alterações curriculares, análises de processos, entre outros assuntos.
Acompanhe as Atas das reuniões pelo nosso site.
Currículo do Curso
Tenha acesso ao currículo atual (versão 2019.1) do Curso de Graduação em Ciências Econômicas clicando aqui.
Caso se interesse pelas versões antigas do currículo, ou até mesmo pelos currículos de outros cursos UFSC, acesse ‘Currículos dos Cursos‘ do site do CAGR.
Disciplinas Optativas
Para fins de integralização curricular são exigidas 576 horas-aula em disciplinas optativas (equivalente a oito disciplinas optativas de 4 créditos – 72 horas-aula cada).
Para o currículo 2019:
Três optativas de código CNM (disciplinas ofertadas pelo Departamento de Economia e Relações Internacionais);
Três optativas restritas (saiba mais sobre as optativas restritas clicando aqui);
Duas optativas livres (disciplinas ofertadas por qualquer Departamento de Ensino da UFSC).
Para o currículo 2009:
Cinco optativas de código CNM (disciplinas ofertadas pelo Departamento de Economia e Relações Internacionais);
Três optativas livres (disciplinas ofertadas por qualquer Departamento de Ensino da UFSC).
Como funciona a validação de disciplinas optativas?
R: Antes de tudo, saiba que seu leque de escolha sobre as disciplinas optativas é vasto. Isso quer dizer que você não precisa se restringir às matérias do curso, podendo estudar em outros cursos da UFSC e, até mesmo, validar disciplinas feitas em outras instituições, desde que esta última tenha compatibilidade de horas/aula e ementa com alguma disciplina UFSC.
Para validar disciplinas optativas de outra instituição, verifique se a UFSC oferece uma matéria semelhante com a cursada no Cadastro de Turmas no site do CAGR. Havendo disciplina semelhante, envie e-mail à coordenação do curso (economia@contato.ufsc.br) com os seguintes documentos:
- Histórico escolar da outra instituição, constando aprovação e nota na matéria desejada;
- Ementa oficial e assinada;
- Preencha o formulário de validação de disciplina.
Quanto tempo demora o processo de validação de disciplina?
R: As solicitações de validação são encaminhadas ao(à) coordenador(a) do curso assim que recebidas pela coordenadoria e podem levar de 2 a 4 semanas para serem avaliadas.
Estágio
Como solicitar/cadastrar meu estágio?
R: Estágio realizado na UFSC ou em outras Concedentes localizadas no Brasil:
- Solicitar Novo Registro de estágio no site do SIARE.
- Entrar em contato com o coordenador de estágio do curso para apreciação de seu pedido de estágio.
- Recolher assinaturas faltantes do Termo de Compromisso de Estágio e enviar o documento preenchido para a Coordenação de Estágio do curso no e-mail: economia.estagios@contato.ufsc.br
Onde posso ver as vagas oferecidas no meu curso?
- Estágios UFSC;
- Siare, na sessão “Vagas de Estágio”;
- Fórum da graduação ou e-mail;
- Instagram da coordenação (@economia_ufsc).
Mais informações: Manual estágios
Estrutura
Qual é a diferença entre Coordenação de curso, Departamento e Direção de Centro?
Coordenação de Curso:
A Coordenação de Curso é responsável pela maioria das questões de interesse dos discentes. A Coordenação elabora, analisa e avalia o curso nas seguintes esferas: currículo, plano de ensino das disciplinas, regimento interno, turno de funcionamento do curso, fixação de normas quanto à matrícula, deliberação de pedidos de prorrogação de prazo de conclusão de curso, processamento do ajuste excepcional de matrículas, quebras de pré-requisito, entre outras atribuições.
Legislação: Art. 11 da Resolução 17/CUn/1997 .
Departamento de Ensino:
O Departamento é responsável principalmente pelo contato com o corpo docente, orientando e fiscalizando as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes e alocando o(a)s professore(a)s disponíveis entre as disciplinas oferecidas pelo Departamento. Também é responsável pelos processos seletivos de monitoria, matrículas de disciplinas isoladas, solicitações de segunda avaliação e solicitações de revisão de avaliação.
Legislação: Art. 28 do Regimento Geral da UFSC.
Direção de Centro:
Administrativamente, a Coordenação de Curso está hierarquicamente subordinado ao Centro Socioeconômico – CSE. A Direção cuida de processos administrativos, do espaço físico – fazendo a manutenção predial do CSE – atuando na gestão patrimonial e responsável pelo núcleo de informática (NICSE).
Ingresso no Curso
Quantas vagas são oferecidas por semestre?
A UFSC oferece 90 vagas por semestre para ingresso na primeira fase do curso (45 vagas por turno).
Quais são os meios de entrada na universidade?
Saiba mais clicando aqui.
Intercâmbio
Todas as dúvidas relacionadas a Intercâmbios devem ser sanadas por meio da Secretaria de Relações Internacionais – SINTER.
“A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) é o órgão responsável pela inserção da UFSC no cenário internacional e pelo fortalecimento da cooperação e interação com instituições de ensino superior no Exterior, através da coordenação das atividades de cooperação internacional e interinstitucional e do incentivo aos professores, pesquisadores e alunos através do intercâmbio com universidades conveniadas.”
Legislação
Neste link você encontrará informações e documento importantes: https://economia.ufsc.br/legislacao
Matrícula
Acompanhe as datas de matrículas, ajustes e trancamentos no Calendário Acadêmico da UFSC.
Sou calouro, preciso fazer minha matrícula?
R: Os calouros estão matriculados automaticamente em todas as matérias da primeira fase do curso, portanto, dispensa solicitação de matérias.
O que acontece se eu perder a primeira chamada de matrícula?
R: Se perdeu a primeira chamada para matrícula não se desespere, se matricule na segunda etapa de matrícula conforme consta no calendário acadêmico.
Migração de Currículo 2009-2019
O(A)s discentes vinculado(a)s ao currículo 2009.2 podem solicitar migração para o currículo 2019.1, enviando e-mail para a coordenação de curso.
Pontos importantes que o(a) aluno(a) deverá estar ciente ao solicitar a migração:
- Será obrigatório o cumprimento da carga horária do novo currículo, no que se refere a disciplinas obrigatórias, optativas, atividades complementares, etc.
- O(A)s aluno(a)s que cursarem com aprovação as disciplinas CNM7149 – Macroeconomia I e CNM7150 – Macroeconomia II, serão dispensados do cumprimento da disciplina CNM6000 – Introdução à Macroeconomia, mas deverão compensá-la cursando uma disciplina optativa extra de 72h, podendo esta disciplina ser livre.
- O(A)s aluno(a)s que cursarem com aprovação as disciplinas CNM7160 – Microeconomia I e CNM7161 – Microeconomia II, serão dispensados do cumprimento da disciplina CNM6003 – Introdução à Microeconomia, mas deverão compensá-la cursando uma disciplina optativa extra de 72h, podendo esta disciplina ser livre.
Mobilidade Acadêmica
O programa andifes de mobilidade acadêmica alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de universidades federais, que tenham concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
Saiba mais em: https://www.andifes.org.br/?page_id=16
Monitoria
Os processos de monitoria são organizados pelos Departamentos de Ensino responsáveis pela oferta das disciplinas. No caso de disciplinas com código CNM, as monitorias são de responsabilidade do Departamento de Economia e Relações Internacionais; informações no site do CNM.
Professores
Nesta sessão você terá acesso aos dados professores e professoras que compõem o Departamento de Economia e Relações Internacionais, como por exemplo: nome, e-mail, telefone e sala. Clique aqui.
Para ter acesso aos(às) docentes especificamente do curso de Ciências Econômicas, clique em ‘Corpo Docente’ no menu direito, ao lado. Há um menu para o curso diurno e um menu para o curso noturno.
Prorrogação de Prazo Disponível para Integralização Curricular
Informações sobre a Prorrogação de Prazo Disponível para Integralização Curricular (PDIC) aqui.
Quebra de pré-requisito
Via de regra, quebras de pré-requisito não são fornecidas. São consideradas como exceções as situações de alguns(mas) formandos(as).
Regime Domiciliar
Acesse o link para obter mais informações: https://economia.ufsc.br/regime-domiciliar
Solicitação de 2ª Avaliação (segunda chamada)
As solicitações de 2ª avaliação devem ser encaminhadas ao Departamento responsável pela oferta da disciplina. No caso das disciplinas de código CNM, a solicitações devem ser feitas ao Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), preenchendo o formulário presente no site.
Dúvidas sobre as solicitações devem ser encaminhadas para cnm@contato.ufsc.br.
Solicitação de Revisão de Avaliação
As solicitações de revisão de avaliação devem ser encaminhadas ao Departamento responsável pela oferta da disciplina. No caso das disciplinas de código CNM, a solicitações devem ser feitas ao Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), preenchendo o formulário presente no site.
Dúvidas sobre as solicitações devem ser encaminhadas para cnm@contato.ufsc.br.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Coordenador de Monografia é o Prof. Pedro Luiz Paolino Chaim. Contate-o diretamente pelo e-mail: monografia.economia@contato.ufsc.br
Da monografia à defesa:
- Escolha o orientador;
- Entrega do Contrato de Orientação de Monografia
- A entrega deve ser enviada para o e-mail da coordenadora de monografia, seguindo o prazo estipulado com base no calendário de monografia do semestre.
- Entrega do Formulário de Confirmação de Defesa para o e-mail economia@contato.ufsc.br, com todas as assinaturas dos membros sugeridos para a banca, bem como a sinalização deles com relação à preferência do recebimento do trabalho.
- Ou entrega do Formulário de Menção I:
Caso não esteja apto para a defesa, converse com seu orientador para entregar o Formulário de Menção I. O discente fica ciente de que não irá se matricular novamente em Monografia no semestre seguinte e que, caso não defenda no semestre subsequente à solicitação da Menção I, será reprovado.
Defesa:
- Envio da monografia para a banca;
- Organização da defesa de forma remota;
- Preenchimento da Ata de Defesa
Pós-Defesa:
- Entrega da Ata de Defesa preenchida para o e-mail da coordenadora de monografia CNM;
- Submissão da versão final do trabalho;
- Lançamento das notas
Clique em Passo a Passo para mais informações.
Documentos:
Clique aqui para ver os documentos importantes, os procedimentos gerais para elaboração da Monografia e, as principais normas ABNT.
Quais são as áreas de Orientação do CNM?
R: Tenha acesso às áreas de orientação do curso de acordo com as especializações dos(as) Professores(as) ministrantes clicando aqui.
Trancamento de Curso
Resolução nº 17/CUn/97, de 30 de setembro de 1997 – Dispões sobre o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFSC.
Art. 58 – O aluno poderá interromper seus estudos, através de solicitação de trancamento de matrícula, junto à secretaria do Colegiado do Curso, desde que solicitado até 45 (quarenta e cinco) dias corridos do início do período letivo, mediante apresentação de quitação de débitos com a Biblioteca e o Restaurante Universitário.
§ 1º – O período máximo de trancamento de matrícula no curso é de 4 (quatro) semestres.
§ 2º – É vedado o trancamento de matrícula no semestre de ingresso ou reingresso nos Cursos de Graduação.
§ 3º – Os períodos de trancamento de matrícula não serão computados para efeito de contagem do tempo de integralização curricular.
Para trancar sua matrícula no curso o(a) discente deve:
- Enviar e-mail para economia@contato.ufsc.br solicitando o trancamento;
- Anexar a certidão negativa da BU – atesta que não existem livros emprestados ou multas relacionadas (este documento pode ser conseguido online, direto no site da BU – veja o tutorial para emissão);
- Anexar a certidão negativa do RU – atesta que não existem débitos no cartão (instruções aqui).
ATENÇÃO: Confirme se seu atestado de matrícula apresenta a situação “TRANCADO” em até 5 (cinco) dias úteis após o início do semestre letivo. Caso isso não ocorra, entre em contato com a Coordenação.
Para Renovar o Trancamento de Matrícula no Curso:
Considerando que o semestre passado foi seu último semestre trancado, proceda da seguinte forma:
- Enviar e-mail para economia@contato.ufsc.br solicitando a renovação do trancamento da matrícula.
ATENÇÃO: Confirme se seu atestado de matrícula apresenta a situação “TRANCADO” em até 5 (cinco) dias úteis após o início do semestre letivo. Caso isso não ocorra, entre em contato com a Coordenação.
OBSERVAÇÕES
– O destrancamento da matrícula é feito automaticamente após o fim do prazo estipulado pelo requerente, no início do semestre;
– Caso o(a) requerente que trancou mais de um semestre deseje retornar antes do fim do prazo, deve informar a coordenadoria no início do semestre em questão, a fim de realizar a matrícula nas disciplinas;
– Para renovar o trancamento basta enviar um e-mail para a coordenação fazendo a solicitação (desde que não exceda o limite de 4 semestres no total);
– Estudantes que não realizarem a matrícula após o fim do prazo estipulado de trancamento entrarão em situação de abandono;
– A situação do trancamento pode ser consultada no atestado de matrícula, pelo CAGR.
Transferências e Retornos
Os processos de transferências e retornos do Curso de Graduação em Ciências Econômicas são oferecidos através do Departamento de Administração Escolar (DAE), de acordo com o Calendário Acadêmico. Os editais contêm as informações das vagas disponíveis de cada curso para transferência interna (para alunos de outros cursos da UFSC – Inciso I), transferência externa (para alunos de outras instituições de ensino superior – Inciso II), retorno de graduado (para ex-alunos da UFSC e de outras Instituições de ensino – Inciso III). As regras estão disponíveis na Resolução n° 17/CUn/97.
Validação de Disciplinas
Orientações:
1 – Preencher o Formulário de Validação de Disciplinas, salvar em PDF e depois assinar digitalmente no assina.ufsc.br (caso você já tenha uma assinatura digital). Caso ainda não tenha, siga o tutorial para criação da assinatura digital.
2 – Junte o histórico escolar (autenticado pela instituição de ensino) e o programa das disciplinas e envie todos (preferencialmente em um único arquivo) para economia@contato.ufsc.br com o seguinte título: Validação de disciplinas – Nome Completo.