Validações de Disciplinas

Validações de Disciplinas

A validação de disciplinas pode ser feita em qualquer momento no semestre.  Durante toda a tramitação do processo você será avisado por e-mail (o e-mail que está registrado no CAGR) da situação do seu pedido. Ou você pode consultar informações a qualquer momento, pelo seu número de protocolo/processo por meio deste link.

Entenda: uma validação é possível quando ao menos 75% do conteúdo da disciplina apresentada/cursada é encontrada na disciplina que se pretende validar. Confira essa situação antes de requerer qualquer validação. Alguns links podem ajudar:

> Mais informações em:

1) DISCIPLINAS CNM (ECONOMIA)

2) DISCIPLINAS UFSC (alguns cursos não estão disponíveis)

3) CURRÍCULOS UFSC (com códigos e ementas)

 

REGRAS e PROCEDIMENTOS

  1. Para cada disciplina a ser validada: reunir documentos que comprovem a nota obtida, o conteúdo que foi ministrado e a carga horária.
  2. Ir até o DAE e solicitar a validação das disciplinas**. Você preencherá um formulário que, junto com os documentos reunidos no passo anterior, formarão um “Processo de Validação de Disciplinas. Você receberá um número de protocolo. Guarde-o: com ele você pode consultar informações a qualquer momento, pelo seu número de protocolo/processo, em http://acesso.egestao.ufsc.br/atendimento/conforme o mencionado acima.
  3. O DAE envia o processo para a Coordenadoria do curso analisar.
  4. Se a validação for simples e bem explicada a própria Coordenadoria valida a disciplina. Porém, frequentemente, o processo é enviado ao departamento que oferece a disciplina (INE, CAD, MTM, etc..) para que seja analisado por algum professor que ministre a disciplina. Normalmente a decisão pelo envio a outros departamentos depende do nosso Coordenador. Por isso, em alguns casos mais específicos, é interessante marcar um horário com o Coordenador do Curso antes de fazer as solicitações, para que ele o oriente sobre as possibilidades ou impossibilidades de validar um pedido.
  5. O processo, depois de analisadas todas as disciplinas, volta para a Coordenadoria do Curso. Em seguida o processo é enviado ao DAE para que faça o registro das disciplinas validadas no Histórico Escolar do aluno.

 

**Há um formulário que poderá lhe ajudar na solicitação: Formulário de ValidaçõesDestinado aos alunos que querem validar alguma disciplina que tenham cursado fora da UFSC ou ainda horas de atividades complementares.

**A validação para disciplinas cursadas durante intercâmbio devem seguir o mesmo procedimento.

Normalmente o trâmite processual leva 1 (um) mês para ser finalizado por depender de diversas instâncias internas da Universidade. Entretanto, como exposto no item 4, se o processo necessitar tramitar em outros departamentos, o tempo médio normalmente dobra.

Portanto, organize-se e evite atrasos.