Ementas

CURRÍCULO 2019.1

1ª FASE

MTM3100 PRÉ-CÁLCULO: Conjuntos e aritmética básica; cálculo com expressões algébricas; equações; inequações; funções.

CNM6000 INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA: Conceito de Economia, curva de possibilidade de produção, custo de oportunidade, fluxo circular da renda, divisão do estudo econômico. Introdução aos agregados macroeconômicos: renda, produto, poupança, investimento e mensuração destes, valores reais, nominais e deflacionamento. Exemplos de agregados da economia brasileira. Política fiscal: funções consumo, poupança, investimento, gastos do governo e a demanda agregada, renda nacional de equilíbrio e o efeito multiplicador. Política monetária: moeda, sua evolução histórica e características, relação entre moeda, preços e renda. Setor externo: taxa de câmbio, política cambial e a estrutura do balanço de pagamentos.

INE5113 INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA Análise exploratória de dados: representação tabular e gráfica; curva de Lorenz e o índice de Gini. Números índices simples e compostos, mudança de base e deflacionamento, cálculo da variação de um índice. Noções de amostragem. Probabilidade: experimento, espaço amostral e eventos; conceitos de probabilidade, probabilidade condicional, independência, teorema de Bayes. Distribuições de probabilidade para variáveis aleatórias discretas e contínuas. Estimação pontual e intervalar. Testes de hipóteses.

CNM6001 INFORMÁTICA PARA ECONOMISTAS: Introdução ao uso de planilhas eletrônicas: construção e aplicação de fórmulas, testes lógicos, gráficos, formatação condicional e tabelas dinâmicas. Utilização do solver. Planilhas de fluxo de caixa e cálculo de valor presente, valor futuro, valor presente líquido e taxa interna de retorno. Planilhas de correção monetária. Análise do comportamento temporal (linhas de tendência) de indicadores econômicos brasileiros. Cálculo de estatísticas descritivas de dados e sua representação gráfica.

CNM6002 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO ECONÔMICO: Apresentação da Economia como ciência social com múltiplas escolas de pensamento. Histórico introdutório das escolas de pensamento clássica, marxista, neoclássica, schumpeteriana e keynesiana. Apresentação do objeto, principais conceitos e noção de sistema econômico em cada uma das escolas.

DIR6011 INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO: I) Introdução ao Direito. II) Direito Constitucional. III) Direito Administrativo. IV) Direito Civil

2ª FASE

CNM6003 INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA: Equilíbrio de mercado: demanda e oferta. Elasticidades. Intervenções: imposto, subsídio, preço mínimo e máximo. Exemplos de intervenções de mercado. Excedentes do consumidor e do produtor. Utilidade total e marginal, cesta de bens, curvas de indiferença, restrição orçamentária e TMS. Função de produção, fatores de produção, produtividade total, média e marginal. Custos fixos e variáveis, médio e marginal. Custo de oportunidade versus custo contábil. Poder de mercado, monopólio e oligopólio. Externalidades, bens público e recursos comuns.

CNM6004 CONTABILIDADE SOCIAL: Números índices simples e compostos. Identidades básicas das contas nacionais sob a ótica da produção, dispêndio e renda. PIB real versus nominal e o deflator implícito do PIB. Índice de preços ao consumidor. Indicadores econômicos: PIB per capita, índice de Gini, IDH. Balanço de pagamentos, transações correntes, conta de capital, conta financeira e variação das reservas internacionais. Saldo em conta corrente e o ciclo da dívida. Estrutura das contas nacionais: o SCN e seus indicadores, contas econômicas integradas, tabelas de recursos e usos.

MTM3101 CÁLCULO I: Cálculo de funções de uma variável real: limites; continuidade; derivada; aplicações da derivada (taxas de variação, retas tangentes e normais, problemas de otimização e máximos e mínimos, esboço de gráficos, aproximações lineares e quadráticas); integral definida e indefinida; áreas entre curvas; técnicas de integração (substituição, por partes, frações parciais); integral imprópria.

MTM3111 GEOMETRIA ANALÍTICA: Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares. Álgebra vetorial. Estudo da reta e do plano. Curvas planas. Superfícies.

SPO7890 SOCIOLOGIA: Aspectos históricos do desenvolvimento do pensamento sociológico. A sociologia como ciência. Conceitos sociológicos fundamentais. Quadros referenciais para o estudo da sociedade: noções básicas do materialismo histórico e do funcionalismo.

3ª FASE

CNM6005 ECONOMIA POLÍTICA I: Oikonomos x crematística. Da ideia de riqueza ao valor. Milenarismo, utopia e pensamento humanista. Direito natural, direitos humanos, guerra justa e justo preço. Mercantilismo e fisiocracia. A formação do Estado nacional moderno: propriedade, contrato e poder. Absolutismo, república, soberania. Mercado, utilitarismo e ideal liberal democrático. Paixão, interesse, simpatia. Ação econômica e sentimentos morais. Divisão do trabalho e riqueza das nações. População, escassez e ideologia. Teoria ricardiana. Informe sobre as manufaturas. Economia cosmopolítica. Anarquismo, romantismo e liberalismo social

SPO7895 CIÊNCIA POLÍTICA: Estado nacional, coerção e capital: nação, forças armadas e o moderno sistema de tributos. Razão instrumental e burocracia estatal. Os problemas estruturais do Estado no capitalismo contemporâneo. A escola da escolha pública. Introdução ao debate institucionalista. Introdução à regulação econômica.

CNM6007 ECONOMIA MATEMÁTICA: Cálculo de várias variáveis: derivada total, regra da cadeia, gradiente, derivadas de ordem superior. Aplicações à análise de estática comparativa: modelo de mercado; modelo de renda nacional. Otimização: formas quadráticas, concavidade, convexidade, otimização não condicionada, condições de 1a ordem, condições de 2a ordem, máximos e mínimos. Aplicações: firma maximizadora de lucro; o problema de mínimos quadrados. Otimização com restrições: restrições de igualdade, restrições de desigualdade e a formulação de Kuhn-Tucker. Aplicações: maximização de utilidade s.a. restrição orçamentária. Funções homogêneas e homotéticas. Autovalores, dinâmica e equações a diferença.

CNM6008 MACROECONOMIA I: O modelo IS-LM: impactos de políticas fiscais e monetárias, a armadilha da liquidez. Discussão de temas atuais sobre políticas fiscal e monetária. Inflação e desemprego: mercado de trabalho e a taxa natural de desemprego, curva de Phillips, expectativas adaptativas e racionais. Rigidez nominal e o modelos novo-keynesiano básico.

CNM6011 ESTATÍSTICA ECONÔMICA: Revisão de probabilidade. Esperança condicional, variância e covariância. Parâmetro e estimador. Conceito de estimador não tendencioso. Estimador de variância mínima. Estimador de mínimos quadrados. Propriedades assintóticas de estimadores. Análise de correlação. Modelo de regressão simples. Derivação do estimador de MQO. Hipóteses do modelo linear clássico, intervalos de confiança e testes de hipótese para os parâmetros. Modelo de regressão linear múltipla. Derivação do estimador de MQO. Introdução ao teorema de Gauss-Markov.

4ª FASE

CNM6009 MACROECONOMIA II: Modelo de Solow: contabilidade do crescimento e a regra de ouro. Crescimento endógeno: modelos com capital humano, modelo AK. Teoria da renda permanente e teoria do ciclo de vida. Economia aberta: modelo IS-LM para uma economia aberta, balanço de pagamentos, taxa de câmbio real e nominal. Políticas econômicas em economias abertas. Regimes cambiais. Paridade de juros e de preços.

CNM6012 MICROECONOMIA I: Teoria do consumidor: restrição orçamentária, preferências, utilidade, escolha ótima e a taxa marginal de substituição. Demanda, efeito renda, efeito substituição e a equação de Slutsky. Escolha sob incerteza. Excedente do consumidor, demanda de mercado e equilíbrio. Teoria da firma: tecnologia, conjunto de possibilidades de produção, insumos, retornos de escala, taxa marginal de substituição técnica, isoquantas. Maximização de lucros. Custos de curto e longo prazo. Minimização de custos e a combinação ótima de insumos. Oferta da firma e da indústria.

CNM6006 ECONOMIA POLÍTICA II: A crítica de Marx à economia política. Fundamentos do materialismo histórico e dialético. O processo de produção do capital: mercadoria e dinheiro, a transformação do dinheiro em capital, a produção da mais valia absoluta, a produção da mais valia relativa, o salário, o processo de acumulação do capital. A subsunção formal e a subsunção real do trabalho ao capital. Fetichismo e reificação. Reprodução e as condições históricas da acumulação.

CNM6015 ECONOMETRIA: Tipos de dados econômicos, causalidade e a noção de ceteris paribus na Econometria. Regressão múltipla: mecânica e interpretação das estimativas de MQO; valor esperado e variância dos estimadores de MQO; eficiência e o teorema de Gauss-Markov; distribuições amostrais dos estimadores de MQO, testes de hipóteses e intervalos de confiança sobre um único parâmetro e sobre combinações lineares destes – os testes t e F. Consistência, eficiência e normalidade assintótica do estimador de MQO. Inferência em grandes amostras. Heterocedasticidade, autocorrelação e suas consequências para o método MQO. Inferência robusta. Modelos para escolha discreta. Introdução a séries temporais.

HST5147 HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL: O estudo da economia em suas várias etapas ao longo da história. O conceito de modo de produção. As formações econômico-sociais: asiática, escravista, feudal, capitalista e socialista. A Revolução Industrial e as Revoluções Burguesas. As origens do capitalismo e o imperialismo. O capitalismo periférico e a formação do Terceiro Mundo. Alternativas ao capitalismo, a globalização e o governo mundial de fato.

5ª FASE

CNM6013 MICROECONOMIA II: Monopólio, discriminação de preços, monopsônio, mercado de trabalho, concorrência monopolística, oligopólio. Teoria dos jogos. Equilíbrio geral na troca e na produção. Economia do bem estar. Bens públicos. Informação assimétrica.

CNM6010 MACROECONOMIA III: Instabilidade nas economias capitalistas: abordagens das teorias macroeconômicas. Schumpeter e a teoria do desenvolvimento econômico. Keynes e a instabilidade em uma economia monetária da produção. Pós-keynesianos e a instabilidade em uma economia com sistema financeiro desenvolvido. Controvérsias entre teorias macroeconômicas: comparação das teorias abordadas nas disciplinas de macroeconomia e a classificação entre ortodoxia e heterodoxia.

CNM6016 FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL: A colonização do Brasil, a escravidão e as atividades econômicas: produção de açúcar e extração do ouro. Relações étnico-raciais na formação econômica do Brasil. A crise do sistema colonial e o Brasil independente. A economia brasileira perante as transformações econômicas, políticas e sociais do final do século XIX. A economia cafeeira: expansão e crise. Nascimento da estrutura industrial e o processo de substituição das importações. Nova forma de Estado pós 30 e industrialização restringida.

CNM6017 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO: Determinantes e conceitos básicos do desenvolvimento socioeconômico. Indicadores econômicos e sociais. Relações étnico-raciais e desenvolvimento. Modelos tradicionais de crescimento e divergência de renda. Subdesenvolvimento e armadilhas de pobreza. Estruturalismo. Desenvolvimento como liberdade humana. Determinantes do desenvolvimento comparado. Meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

CCN6118 CONTABILIDADE E ANÁLISE E FINANCEIRA: Introdução às atividades empresariais e visão geral das Demonstrações Financeiras. Reconhecimento, mensuração e avaliação de Ativos, Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas. Regulamentação e Processamento da Informação Contábil. Divulgação, transparência e Governança Corporativa. Lucro Contábil. Demonstrações Financeiras Padronizadas. Análise das Demonstrações Financeiras.

6ª FASE

CNM6014 MICROECONOMIA III: O processo de concentração industrial no Século XX. Tópicos em organização industrial: medidas de concentração, barreiras à entrada, paradigma estruturaconduta- desempenho, mercados contestáveis, custos de transação. Tópicos em economia da tecnologia: conhecimento e aprendizagem, inovação e difusão, paradigmas e regimes tecnológicos. A firma industrial: teorias da firma, padrões setoriais de concorrência e de crescimento, diversificação e internacionalização, redes de firmas, arranjos produtivos locais. Política industrial: regulação, defesa da concorrência, política científica e tecnológica, estrutura industrial e política industrial no Brasil.

CNM6019 ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA I: A internacionalização da economia brasileira e a estruturação do novo padrão de industrialização a partir do Plano de Metas. O desenvolvimento e as crises econômica e política no limiar dos anos 60. Afirmação do projeto desenvolvimentista internacionalizante sob governo militar: estratégias, reformas institucionais e política econômica. O ciclo de crescimento expansivo e suas contradições. A estratégia de desenvolvimento do II PND e as características da política econômica. A década perdida – anos 80 – e o padrão dos investimentos. O setor externo da economia. Dívida externa e a ruptura do padrão de financiamento. A crise financeira do Estado. Inflação e os planos econômicos de estabilização.

7ª FASE

CNM6020 ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA II: Reformas econômicas dos anos 1990: abertura de mercado, desregulamentação econômica e privatização de empresas estatais. Inflação e o plano real de estabilização econômica: fundamentos e características. Comportamento das contas do balanço de pagamentos. Dinâmica dos investimentos externos financeiros e produtivos. Dívida externa: configuração e tratamento. Finanças públicas brasileira. Indústria e desenvolvimento: desindustrialização. Política de Estado nos anos 2000: investimentos públicos e políticas sociais. Avaliação dos principais agregados macroeconômicos brasileiros recentes.

8ª FASE

CNM6021 TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA: Métodos de abordagem científica. Ética científica e profissional. Pesquisa qualitativa e quantitativa em economia. Delimitação do tema. Construção do problema de pesquisa econômica. Referencial teórico. Fontes de informação. Formas de coleta de dados econômicos. Formas de apresentação dos resultados da pesquisa. Fases de execução da pesquisa. Normas da ABNT. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural.

CNM6022 MONOGRAFIA I: Preparação para elaborar e produzir o trabalho de graduação (TCC) em área de escolha. Definição, em conjunto com o professor orientador, do tema do estudo e sua delimitação. Definição da pergunta de pesquisa, objetivos e justificativas. Revisão bibliográfica relacionada ao tema escolhido.

9ª FASE

CNM6023 MONOGRAFIA II: Elaboração da monografia ou trabalho de conclusão de curso. Execução do trabalho. Coleta de dados e análise de resultados. Estudos complementares à realização do trabalho. Apresentação e defesa da monografia.

Currículo 2009.2:

1ª FASE

CNM7103 Introdução à Economia

CNM7148 Contabilidade Social

HST5147 História Econômica Geral

INE5113 Introdução à Estatística

MTM5126 Matemática I

2ª FASE

CNM7126 Economia Política I

CNM7135 Economia Matemática

CNM7149 Macroeconomia I

CNM7160 Microeconomia I

SPO5111 Sociologia

3ª FASE

CNM7150 Macroeconomia II

CNM7161 Microeconomia II

CNM7331 Estatística Econômica

CNM7417 Economia Política II

SPO5234 Ciência Política

4ª FASE

CNM7104 Metodologia Econômica I

CNM7154 Macroeconomia III

CNM7162 Microeconomia III

CNM7241 Econometria

CNM7418 Economia Política III

5ª FASE

CNM7119 Formação Econômica do Brasil I

CNM7223 Economia Internacional I

CNM7266 Economia Monetária

CNM7307 Mercado de Capitais I

CNM7338 Desenvolvimento Sócio-Econômico

6ª FASE

CNM7120 Formação Econômica do Brasil II

CNM7136 Economia Internacional II

CNM7208 Economia do Setor Público

7ª FASE

CCN5190 Contabilidade e Analise de Balanços I

CNM7353 Economia Brasileira Contemporânea

DIR7103 Instituições de Direito Público

DIR7105 – Direito Econômico

8ª FASE

CAD7001 Introdução a Administração

CNM7105 Metodologia Econômica II

9ªFASE

CNM7106 Evolução do Pensamento Econômico

CNM7107 Monografia